As telangiectasias, também conhecidas como “vasinhos”, são pequenas dilatações dos vasos sanguíneos na superfície da pele. Avermelhados ou arroxeados, esses vasinhos muito comuns nos membros inferiores. Podem aparecer também na face, sendo mais comuns no nariz e nas bochechas.

O surgimento desses vasinhos está associado a fatores genéticos, alterações hormonais e ao envelhecimento. Pesquisas recentes mostram que estão presentes em até 70% das mulheres com 70 anos ou mais.

O laser transdérmico é um tratamento moderno, seguro e eficaz para eliminar os microvasos. É um tipo de laser infravermelho que age gera um aquecimento local, tratando os vasinhos de forma precisa e minimamente invasiva.

Como funciona?

O tratamento desses vasinhos é realizado de forma simples no consultório com aplicação do laser Nd:Yag 1064. O número de sessões varia conforme o tipo de veia e a quantidade de vasos. O laser utiliza uma energia que gera calor, eliminando o microvaso através de desnaturação protéica.

Durante a sessão, é aplicado um jato de ar bem gelado para fazer a anestesia da pele e aplicado o laser. Na sequência, podemos associar a escleroterapia com glicose para otimizar o tratamento.

Quando é indicado?

Inicialmente o paciente precisa passar por uma avaliação, e realizar o ecodoppler já durante a consulta, para entender o problema e qual a causa desses vasinhos. Uma avaliação completa do seu caso é realizada no consultório.

Muitas vezes, os vasinhos estão associados a veias mais profundas, que devem ser tratadas para evitar a recorrência dos microvasos.

O tratamento com laser é indicado para o quê?

  • Microvasos e veias nutridoras reticulares nos membros inferiores;
  • Vasinhos da face: esta é a técnica mais segura para o seu tratamento, com ótimos resultados;
  • Lesões vasculares: angioma cereja, angioma rubi, “lago venoso”, entre outros;

Quais são as vantagens do laser transdérmico?

  • Minimamente invasivo;
  • Não há necessidade de repouso;
  • Não limita as atividades físicas;
  • Não necessita de afastamento do trabalho;
  • Seguro, tratando inclusive os vasinhos da face;
  • Poucas sessões para eliminar os vasinhos.

Há riscos?

O tratamento com o laser é seguro, sendo as complicações extremamente raras: infecção, queimaduras, cicatrizes ou alterações de coloração da pele. Alguns efeitos indesejados, como inchaço ou manchas escuras (hematomas) no local da aplicação, são relativamente comuns a todos os tipos de tratamento de microvasos. Mas estes efeitos são transitórios, ou seja, logo desaparecem.

Um bom tratamento começa com a escolha de um profissional especializado

Os vasinhos são muito prevalentes na população e requerem investigação e tratamento. O tratamento moderno dos microvasos inclui o laser, que além de seguro e eficaz, possibilita o uso de técnicas associadas, otimizando o tratamento e possibilitando eliminar diferentes tipos de vasos de modo ambulatorial e sem cirurgia. Assim, possibilitando melhores resultados estéticos, em menor número de sessões, com maior satisfação da paciente.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *